Finlândia oficializará ingresso na Otan nesta terça-feira, garante secretário-geral

Finlândia oficializará ingresso na Otan nesta terça-feira, garante secretário-geral

País se tornará o 31º membro a compor a aliança militar

AFP

Secretário-geral falou sobre o ingresso da Finlândia ao bloco

publicidade

A Finlândia se tornará, nesta terça-feira, o 31º membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e sua bandeira será hasteada na sede desse bloco em Bruxelas, anunciou o secretário-geral, Jens Stoltenberg, nesta segunda.

"Amanhã (terça-feira) daremos as boas-vindas à Finlândia como 31º membro", disse Stoltenberg em entrevista coletiva às vésperas de uma reunião ministerial que marcará a entrada do país nórdico na aliança transatlântica.

O processo de adesão da Finlândia, segundo Stoltenberg, foi o mais rápido na história moderna da Otan.  "Ttornará a Finlândia mais segura, e a Otan, mais forte", frisou. 

Na terça-feira, o representante da Finlândia deve entregar formalmente os documentos de adesão ao secretário de Estado americano, Antony Blinken, cujo escritório é o guardião do tratado de fundação da aliança militar.

No ano passado, no contexto da invasão russa da Ucrânia, a Otan convidou Finlândia e Suécia, formalmente, a aderirem à aliança transatlântica. A candidatura sueca ainda é alvo de veto por parte da Turquia, embora a posição esteja sendo disputada em intensas negociações.

Nesta segunda-feira, a enorme plataforma onde estão hasteadas as bandeiras dos 30 países-membros da aliança já exibia o mastro que receberá a da Finlândia na cerimônia de terça-feira.

 Stoltenberg ainda disse que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a invasão da Ucrânia com o claro objetivo de esvaziar a Otan, o que não está acontecendo. "Ele receberá exatamente o contrário em troca", afirmou. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895