Mundo

Fortes chuvas causam desabamento de 227 imóveis em Cuba

Instabilidade causou duas mortes e atingiu 627 famílias na ilha

Sol voltou a Cuba após chuvas causarem estragos
Sol voltou a Cuba após chuvas causarem estragos Foto : AFP / CP
Os desmoronamentos de casas em Havana chegaram a 227 nesta terça-feira e, desde segunda, já não chove forte na ilha. Dos locais afetados, 26 desabamentos foram totais. Pelo menos 627 famílias foram afetadas por causa das chuvas da semana passada.

Segundo a Agência de Informação Nacional (AIN), “das mais de 700 mil casas existentes em Havana, 12% se encontram, atualmente, em mau estado de conservação”. As chuvas deixaram dois mortos na sexta-feira, em um dos primeiros desabamentos de Havana.

Até o momento, 1.240 pessoas foram evacuadas pela Defesa Civil: 841, levadas para abrigos públicos, e 1.399, para casas de parentes e amigos.

Nesta terça-feira, as autoridades “fizeram um processo de revisão e avaliação dos danos nos imóveis para determinar seu estado atual, assim como do sistema de drenagem em diferentes áreas”, afirmou o secretário da Assembleia Provincial, Francisco Sánchez.

“Devemos esclarecer que as pessoas afetadas não poderão voltar para suas casas enquanto não houver garantias das condições totais de segurança para elas”, ressaltou.

Bookmark and Share