Mundo

Francês e americano ganham prêmio Nobel de Física

Serge Haroche e David Wineland foram premiados por trabalho na mecânica quântica

Serge Haroche e David Wineland foram premiados por trabalho na mecânica quântica
Serge Haroche e David Wineland foram premiados por trabalho na mecânica quântica Foto : Jonathan Nackstrand / AFP / CP
O francês Serge Haroche e o americano David Wineland ganharam nesta terça-feira o prêmio Nobel de Física por um trabalho na avaliação e manipulação de partículas individuais preservando sua natureza mecânica quântica.

Os dois cientistas foram premiados pelos "revolucionários métodos experimentais que permitem avaliar e manipular sistemas quânticos individuais", afirmou o júri.

Serge Haroche, de 68 anos, com seu colega da Escola Normal Superior Jean-Michel Raimond, conseguiu em 2008 observar a passagem da física quântica à física clássica em um pequeno conjunto de fótons (partículas que constituem a luz).

Assim como Serge Haroche, David Wineland, nascido em 1944, trabalhou na área da física quântica, "estudando a interação fundamental entre a luz e a matéria", segundo o Comitê Nobel.


Bookmark and Share