Funeral de Margaret Thatcher reúne milhares

Funeral de Margaret Thatcher reúne milhares

Cerimônia ocorre na catedral de St. Paul, em Londres

AFP

Alguns protestos foram vistos em meio a multidão

publicidade

O funeral cerimonial de Margaret Thatcher ocorre na manhã desta quarta-feira na presença de 2,3 mil convidados, incluindo a rainha Elizabeth II da Inglaterra, na catedral de St. Paul, em Londres. Após a cerimônia, a ex-primeira ministra britânica será cremada.

O caixão da ex-premiê, envolvido com a bandeira nacional britânica, foi transportado em uma carruagem até a porta do imponente templo anglicano, onde oito militares de forças associadas à guerra das Malvinas de 1982 levaram o féretro para dentro da catedral.

Milhares de curiosos, incluindo alguns manifestantes, acompanham a procissão nas ruas de Londres. O caixão passou a noite dessa terça-feira no Parlamento. A ex-primeira-ministra britânica morreu na segunda-feira passada, aos 87 anos, vítima de um ataque cerebral.

Biografia

Batizada de Margaret Hilda Roberts, Thatcher nasceu em 13 de outubro de 1925 em Grantham, Lincolnshire, na Inglaterra. Estudou Ciências Químicas na Universidade de Oxford e, em seguida, formou-se barrister – uma das categorias de advogado existentes no Reino Unido. Em 1951, casou-se com Denis Thatcher, um rico empresário, com quem teve dois filhos.

A vida na política começou cedo. Em 1959 foi eleita parlamentar pela região de Finchley, no Norte de Londres. Então premiê, Edward Heath nomeou Thatcher como secretária do Departamento de Educação e Habilidades em seu governo de 1970. Em 1974, Thatcher desafiou Heath para a liderança do partido e, para a surpresa de muitos, ganhou, sendo eleita líder do Partido Conservador e a primeira mulher a liderar um dos principais partidos do Reino Unido. Já em 1979, chegou ao poder e tornou-se a primeira-ministra do Reino Unido.

Ao longo da carreira política, travou uma disputa com a Argentina, o que lhe rendeu uma vitória na Guerra das Malvinas, em 1982, e garantiu apoio necessário para a eleição do ano seguinte. Em 1987, Thatcher conquistou um terceiro mandato no cargo.

A britânica era uma defensora da privatização das indústrias estatais e serviços públicos, reforma sindical, redução de impostos e redução da despesa social. As políticas de Thatcher conseguiram reduzir a inflação, mas o desemprego aumentou drasticamente durante seus anos no poder. Nas relações extetiores, cultivou uma estreita relação política e pessoal com o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, e foi apelidada pelos soviéticos de “Dama de Ferro” – pela sua forma de governar.

Mas as políticas controversas - incluindo o imposto e sua oposição a qualquer maior integração com a União Europeia - produziram divisões dentro do Partido Conservador, que levou a um desafio de liderança na sigla. Em novembro de 1990, Thatcher concordou em renunciar.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895