Mundo

Furacão Melissa atinge categoria máxima no Caribe

Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos emitiu um alerta severo para possíveis "inundações catastróficas" na Jamaica

Furacão Melissa avança pelo Caribe
Furacão Melissa avança pelo Caribe Foto : AFP

O furacão Melissa, que avança pelo Caribe, atingiu nesta segunda-feira (27) a categoria máxima (5), informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. A agência emitiu um alerta severo para possíveis "inundações catastróficas" na Jamaica.

"Melissa agora é um furacão de categoria 5", escreveu o NHC em seu boletim mais recente. "Os ventos destrutivos, marés de tempestade e inundações catastróficas vão piorar na Jamaica ao longo do dia e durante a noite".

Lentidão preocupante e risco de chuvas extremas

O NHC indicou que Melissa registra ventos máximos de quase 260 quilômetros por hora. A tempestade está se deslocando a um ritmo "preocupantemente lento", o que aumenta o risco de condições adversas prolongadas nas áreas em sua trajetória.

As autoridades preveem até quase um metro de chuva, com a possibilidade de inundações repentinas. "A possibilidade de chuvas extremas, devido à lentidão de movimento, vai provocar uma catástrofe na Jamaica", afirmou Jamie Rhome, vice-diretor do NHC. Ele alertou a população:

"As condições vão piorar muito, muito rapidamente nas próximas horas. Não saia após o pôr do sol".

Vítimas e próxima trajetória

Na última semana, a passagem da tempestade pelo Haiti e República Dominicana, onde provocou chuvas intensas e deslizamentos de terra, deixou pelo menos quatro pessoas mortas.

Após atingir a Jamaica, a previsão é que Melissa prossiga em direção ao norte e atravesse o leste de Cuba na noite de terça-feira (28), enquanto continua impactando o Haiti e a República Dominicana. Melissa é a 13ª tempestade nomeada desta temporada de furacões do Atlântico.