Garrafa de cerveja centenária é encontrada no Canadá

Garrafa de cerveja centenária é encontrada no Canadá

Análises complementares da bebida serão enviadas para um laboratório especializado

AFP

publicidade

Uma garrafa de pelo menos 120 anos de idade foi descoberta na baía de Halifax, no leste do Canadá, contendo cerveja ainda própria para consumo, anunciou nesta quinta-feira o pesquisador que degustou a bebida.

Uma garrafa quase cheia da cervejaria "Alexander Keith" foi recuperada por um mergulhador nas profundidades do Atlântico em novembro passado. A garrafa foi elaborada em Halifax entre 1872 e 1890, alguns anos após o nascimento da Confederação canadense em 1867, segundo a equipe que estudou a garrafa.

"Para determinar a idade da garrada fizemos provas de sua estrutura e nos baseamos no que estava no rótulo", disse o professor Andrew MacIntosh, que dirigiu os testes com colegas da universidade de Dalhousie, em Halifax. Os exames determinaram que o pH da cerveja ainda era baixo, continha álcool e não era tóxica, explicou.

A cerveja "não tinha um gosto bom", mas era "uma oportunidade que só surge uma vez na vida", disse MacIntosh, um especialista em fermentação e que foi o provador da bebida.  Tinha um gosto de "enxofre. Tinha um cheiro de queimado e um aroma de barris de madeira. Na boca, deixou um gosto de menta que deve vir do nitrogênio, e um sabor salgado e um pouco amargo", descreveu o pesquisador. Análises complementares da cerveja serão enviadas para um laboratório especializado em Dalhousie, na Escócia.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895