Governadora de estado mexicano morre em acidente aéreo

Governadora de estado mexicano morre em acidente aéreo

Helicóptero caiu dez minutos depois de ter decolado do município de Santa Maria Coronango

AFP

Governadora de estado mexicano morre em acidente aéreo

publicidade

A governadora do estado de Puebla, Martha Erika Alonso, e seu marido, senador e ex-governador da mesma região do centro do México, Rafael Moreno Valle, morreram na segunda-feira em um acidente de helicóptero. Com eles viajavam de Puebla à Cidade do México dois pilotos do helicóptero e o assistente do senador, que também faleceram na tragédia. O Partido Ação Nacional (PAN) lamentou as mortes.

A aeronave caiu 10 minutos depois de ter decolado do município de Santa María Coronango, no estado de Puebla. "Ordenei a todo o governo que atue de modo imediato", escreveu no Twitter o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, que prometeu uma investigação sobre o acidente.

Alonso tomou posse como a primeira governadora de Puebla em 14 de dezembro, depois que o tribunal eleitoral ratificou sua vitória nas eleições de 1 de julho, após seis meses de controvérsia com o candidato do partido Movimento Regeneração Nacional (MORENA), Luis Miguel Barbosa.

Ex-presidente exige esclarecimentos

O ex-presidente mexicano Vicente Fox (2000-2006), do PAN, citou a disputa para expressar dúvidas sobre as causas do acidente: "Exigimos um esclarecimento. É difícil aceitar esta coincidência depois de uma forte batalha democrática por Puebla". Outros ex-presidentes do México, Felipe Calderón (PAN) e Enrique Peña Nieto (Partido Revolucionário Institucional, PRI), expressaram consternação com as mortes.

De acordo com a Constituição local, a Assembleia estadual deve nomear um governador interino e 10 dias depois convocar eleições extraordinárias que devem acontecer em um período de três a cinco meses.

Martha Erika Alonso Hidalgo, 45 anos, tinha mestrado em Comunicação Pública. Durante a administração de seu marido como governador, ela presidiu de forma honorária o sistema estatal de Desenvolvimento Integral da Família (DIF). Rafael Moreno Valle, 50 anos, doutor em Direito pela Universidade de Boston, foi governador de Puebla pelo PAN de 2011 a 2017. Era o líder do partido no Senado. 



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895