Governo anuncia ter retomado controle em tentativa de golpe na Turquia

Governo anuncia ter retomado controle em tentativa de golpe na Turquia

Capital Ancara seguia sob disparos de metralhadora e sons de bombas no começo da madrugada

Correio do Povo

Capital Ankhara seguia sob disparos de metralhadora e sons de bombas no começo da madrugada

publicidade

A tentativa de golpe de uma facção do Exército da Turquia sofreu diversos retrocessos na madrugada deste sábado (horário local). Um caça F-16 da Força Aérea Turca derrubou um helicóptero Sikorsky das forças que anunciaram a tomada do poder, informou a presidência. A emissora estatal TRT foi retomada dos conspiradores e, por volta das 2h40min, o primeiro-ministro Binali Yildirim informou que a capital Ancara já estava sob controle do governo eleito.

Muitos confrontos seguiam pelas ruas, entretanto, com disparos de metralhadora, tanques e sons de bomba. O prédio do parlamento concentrava conflito, com uma bomba tendo sido disparada no começo da madrugada. Não está claro se o bombardeio era das forças do governo tentando retomar o prédio, ou iniciativa dos autores do golpe militar.

Em incidente anterior, 17 policiais foram mortos no quartel-general das forças especiais do Exército em Ancara, informou a agência oficial Anatólia. Foram ouvidos disparos de metralhadora e de tanques enquanto as pessoas tomavam as ruas em protesto contra a tomada do governo, contrariando toque de recolher definido pelos autores da tentativa de golpe.

O presidente, Recep Tayyip Erdogan, estava fora da capital, mas assim que foi informado do golpe, interrompeu sua agenda para retornar. O avião com o mandatário pousou por volta das 3h20min em Istanbul, cidade mais populosa do país.

Confira galeria de fotos

Golpe militar na Turquia

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895