O governo de Botsuana apresentou nesta sexta-feira o segundo maior diamante do mundo. A pedra preciosa foi localizada nessa quinta-feira por uma empresa canadense. A peça tem 2.492 quilates e mal cabe na palma da mão.
VÍDEO | Um diamante de 2.492 quilates (o segundo maior do mundo), foi descoberto em Botsuana. A pedra preciosa foi apresentada nesta quinta-feira pelo governo do país africano, que destacou a importância da exploração para a economia.
— Correio do Povo (@correio_dopovo) August 23, 2024
📹Monirul BHUIYAN / AFP/ Reprodução CP pic.twitter.com/vE6dOsUkZm
Botsuana é o maior produtor africano deste tipo de pedra preciosa. O diamante, encontrado na mina de Karowe, nordeste do país, é "um dos maiores diamantes brutos já descobertos", afirmou a companhia Lucara em um comunicado. Também é o maior diamante encontrado em Botsuana, destacou a presidência do país do sul do continente africano em outro comunicado.
Em quilates, não está muito distante do maior diamante conhecido no mundo, o "Cullinan", de mais de 3.100 quilates, encontrado na África do Sul em 1905. "Estamos em êxtase com a recuperação deste diamante extraordinário de 2.492 quilates", disse o CEO da Lucara, William Lamb.
Botsuana, com 2,6 milhões de habitantes, é um dos maiores produtores mundiais de diamantes, sua principal fonte de recursos. No comunicado, a Lucara afirma que os recursos proporcionam a Botsuana "benefícios socioeconômicos consideráveis", como a possibilidade de financiar "setores essenciais como educação e saúde", assim como o setor de infraestruturas.