Governo do Cazaquistão congelará preços dos combustíveis por 6 meses

Governo do Cazaquistão congelará preços dos combustíveis por 6 meses

Decisão ocorre em meio à escalada das manifestações

AFP

publicidade

O governo do Cazaquistão anunciou, nesta quinta-feira (6), que vai impor, durante seis meses, um limite para os preços de venda dos combustíveis. A decisão ocorre em meio à escalada das manifestações contra o aumento do preço do gás, que se tornam mais violentas.

A medida busca "estabilizar a situação socioeconômica" neste país da Ásia Central, onde os protestos já deixaram dezenas de mortos e mais de mil feridos. De acordo com agências de notícias russas, mais de 2.000 pessoas foram detidas nas ruas de Almaty, capital econômica do país.

"Os agentes de polícia de Almaty saíram para limpar as ruas. No total, cerca de 2.000 pessoas foram levadas para a delegacia", afirmou o Ministério cazaque do Interior, citado pelas agências TASS e Ria Novosti. Também nesta quinta, o governo britânico pediu uma "solução pacífica" para a crise e que se contenha a "escalada" da violência.

"Obviamente, estamos preocupados com os enfrentamentos violentos e acompanhamos de perto a evolução da situação. Pedimos que se ponha fim à escalada e lançamos um apelo por uma solução pacífica", disse um porta-voz do primeiro-ministro Boris Johnson.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895