Grécia recebe 500 mil máscaras oferecidas pela China

Grécia recebe 500 mil máscaras oferecidas pela China

País enfrenta escassez de equipamentos médicos

AFP

China doa 500 mil máscaras de proteção para a Grécia

publicidade

Um avião proveniente da China pousou neste sábado no aeroporto internacional de Atenas transportando 500 mil máscaras de proteção respiratória, constatou um fotógrafo da AFP. Os ministros do Desenvolvimento e da Saúde, Kostis Hadzidakis e Vassilis Kikkilias, estavam presentes no aeroporto para receber este lote, oferecido pela companhia pública de eletricidade chinesa State Grid e pela Admie, empresa grega de distribuição de eletricidade, da qual a State Grid possui 25% do capital.

O avião chegou diretamente da China, segundo os responsáveis aeroportuários gregos. O lote inclui, sobretudo, máscaras FFP2, que serão distribuidas aos hospitais, segundo a mesma fonte. Pequim e Atenas desenvolveram há mais de uma década importantes relações comerciais, principalmente depois que grande parte dos terminais portuários do porto de Piraeus (perto de Atenas) passou ao controle da gigante chinesa Cosco.

Com seu sistema de saúde sofrendo de problemas crônicos e com a recente crise da dívida (2010-2018), a Grécia enfrenta uma escassez de equipamentos médicos e, principalmente, de máscaras. A pandemia de novo coronavírus matou dez pessoas no país nos últimos nove dias, enquanto 495 casos foram registrados, sendo os testes de triagem realizados principalmente em pacientes suspeitos.

Desde a primeira morte, em 12 de março, o governo adotou medidas estritas para limitar "viagens desnecessárias", indo do fechamento de estabelecimentos de ensino, parques e instalações de entretenimento até a proibição de reuniões de mais de dez pessoas. O Ministério da Defesa Civil continua instando os cidadãos a "ficar em casa", alertando que o confinamento geral será decidido se essas recomendações não forem seguidas.

 

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895