Grécia tem confrontos em protesto contra mudança de nome da Macedônia

Grécia tem confrontos em protesto contra mudança de nome da Macedônia

Cerca de 60 mil se reuniram por "Macedônia grega" em Atenas

Agência Brasil

Cerca de 60 mil se reuniram por "Macedônia grega" em Atenas

publicidade

Mais de 60 mil pessoas concentraram-se neste domingo na Praça de Sintagma, em Atenas, na Grécia, protestando contra o acordo entre o governo grego e Skopje sobre a alteração do nome da Macedônia. Houve confrontos entre a polícia e manifestantes.

O acordo visa a alteração do nome da Antiga República Jugoslava da Macedônia para Macedônia do Norte, uma disputa que dura 27 anos, desde que a Macedônia declarou independência da Iugoslávia. No entanto, os gregos estavam contra a nova designação, uma vez que há uma região no norte chamada Macedônia.

Em meio aos protestos convocados por grupos nacionalistas e religiosos, jovens encapuzados lançaram projéteis e tentaram entrar no parlamento. A polícia entrou em ação e dispersou os opositores. "Há apenas uma Macedônia e é a grega", disse uma das manifestantes. "A Macedônia é grega, é a minha pátria, onde nasci e cresci. A Macedónia não pode ser Skopje, que é uma comunidade Eslava, que antes da II Guerra Mundial se chamava Vardaska” disse outra mulher que participou dos protestos.

O governo grego remeteu no sábado ao parlamento o acordo sobre a alteração do nome da Macedônia, dando início ao processo. Na segunda-feira, o parlamento grego vai se reunir para estabelecer o calendário de sessões das comissões de Defesa e Assuntos Externos, encarregada de discutir o texto antes do debate final no plenário, previsto para o fim da próxima semana.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895