Grande incêndio na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém

Grande incêndio na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém

Confrontos entre manifestantes palestinos e a polícia israelense deixaram mais de 300 feridos

AFP

publicidade

Um incêndio, visível a mais de dois quilômetros de distância, começou nesta segunda-feira (10) à noite no terreno da Esplanada das Mesquitas em Jerusalém. O local é o terceiro mais sagrado do Islã, onde milhares de fiéis estavam presentes para orar.

A causa deste incêndio ainda não foi esclarecida. Mais cedo, confrontos entre manifestantes palestinos e a polícia israelense deixaram mais de 300 feridos na Esplanada das Mesquitas, chamada de Monte do Templo pelos judeus. 

Nesta segunda, o Conselho de Segurança da ONU se reuniu com urgência para avaliar a violência dos últimos dias em Jerusalém, mas sem chegar a um acordo sobre uma declaração conjunta. Os Estados Unidos consideram que, "por enquanto, não é oportuno emitir uma mensagem pública", afirmaram diplomatas.

As negociações a seguir se concentram em um texto que corre o risco de ser amenizado em comparação ao proposto inicialmente pela Noruega, membro não permanente desse órgão de 15 membros, disseram as fontes. O texto inicial, que foi apresentado em conjunto com a Tunísia e a China, exige "que Israel interrompa as atividades de colonização, demolição e expulsão" de palestinos "incluindo em Jerusalém Oriental", segundo o documento ao qual a AFP teve acesso. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895