Greenpeace divulga vídeo com abordagem de russos a navio no Ártico

Greenpeace divulga vídeo com abordagem de russos a navio no Ártico

ONG afirma que imagens comprovam que ato em que gaúcha foi presa era pacífico

Correio do Povo

ONG afirma que imagens comprovam que ato em que gaúcha foi presa era pacífico

publicidade

A ONG ambientalista Greenpeace divulgou, nesta sexta-feira, vídeo inédito da abordagem dos militares russos ao navio Arctic Sunrise, quando a brasileira Ana Paula Maciel foi presa com outros 27 ativistas e dois jornalistas. Os tripulantes da embarcação foram acusados posteriormente de vandalismo e pirataria. Nas imagens, não há reação dos ocupantes do barco enquanto membros da Guarda Costeira Russa pulam de um helicóptero para a proa.

Em nota, o Greenpeace enfatizou que a filmagem mostra o caráter totalmente pacífico do protesto contra a exploração de petróleo no Ártico, no dia 19 de setembro. Conforme o texto, o governo holandês apresentou o vídeo esta semana ao Tribunal Internacional de Direito Marítimo (ITLOS, na sigla em inglês), um órgão independente criado para resolver disputas sobre interpretação e aplicação da Convenção de Direito Marítimo da ONU.

O governo holandês pede a libertação imediata do navio – que leva a bandeira do país – e de seus tripulantes. No próximo dia 22, o ITLOS deve anunciar uma posição sobre o caso. O Greenpeace destaca, ainda, que no dia 16 vai organizar o terceiro ato global em solidariedade aos ativistas presos. Eventos vão acontecer em dezenas de países de todos os continentes, pedindo a libertação do grupo.

No Brasil, o ato será em Porto Alegre, cidade natal de Ana Paula. A partir das 10h, voluntários do Greenpeace e a família de Ana estarão presentes no Parque da Redenção, com material para mensagens e uma cela de 2x2m representando a prisão em são mantidos os ativistas.

Assista ao vídeo:

Bookmark and Share


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895