Guarda Costeira dos EUA resgata 54 haitianos de barco superlotado

Guarda Costeira dos EUA resgata 54 haitianos de barco superlotado

Dois supostos traficantes de pessoas foram detidos

AFP

publicidade

 A Guarda Costeira dos Estados Unidos resgatou 54 migrantes haitianos, entre os quais várias crianças, que viajavam pelo Caribe em uma embarcação superlotada e deteve dois supostos traficantes de pessoas, informou a entidade nesta terça-feira.

A embarcação foi detectada por um avião da Patrulha Fronteiriça (CBP, na sigla em inglês) na quarta-feira passada, ao sul das Ilhas Virgens, onde foi interceptada por uma patrulha da Guarda Costeira. Os 54 imigrantes foram transferidos para outra embarcação da Guarda Costeira, onde receberam comida, água e cuidados médicos até serem repatriados, nesta terça-feira, ao Haiti.

Esta tentativa de chegar aos Estados Unidos a bordo de um barco superlotado "pôs em risco vidas, inclusive as de crianças pequenas", disse o comandante da Guarda Costeira, Timothy Cronin. As autoridades americanas "processarão os traficantes com todo o peso da lei e devolverão rapidamente os imigrantes ilegais aos seus respectivos países de origem", disse Cronin.

Desde outubro passado, 2.231 haitianos tentaram chegar aos Estados Unidos de forma ilegal por via marítima, segundo cifras da Guarda Costeira, que desestimula estas perigosas incursões, celebradas geralmente em precárias balsas para atravessar um mar infestado de tubarões.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895