Guerra entre Israel e Hamas: os principais fatos desta segunda-feira

Guerra entre Israel e Hamas: os principais fatos desta segunda-feira

O 16º dia de guerra foi marcado por negociações internacionais a repeito do conflito

Correio do Povo

publicidade

Em dia marcado por articulações internacionais sobre o conflito, o Hamas liberou duas reféns que erammantidas em Gaza desde o dia 7. Informações preliminares divulgadas por Israel afirma que se tratam de duas mulheres de pelo menos 80 anos de idade. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou o desaparecimento de mais um cidadão brasileiro durante o conflito. De acordo com o Itamaraty, se trata de Michel Nisembaum, de 59 anos. O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, disse que o reforço da presença militar americana no Oriente Médio representa um risco de "escalada" do conflito. Já o presidente russo, Vladimir Putin, pediu acesso "sem obstáculos" da ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, alvo de bombardeios do Exército israelense, durante uma conversa por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

  • Hamas informou ter libertado duas mulheres sequestradas durante o ataque do movimento islamista palestino em território israelense, em 7 de outubro, e que o grupo mantinha como reféns desde então na Faixa de Gaza. A imprensa de Israel identificou as duas mulheres como Yocheved Lifshitz e Nurit Kuper, octogenárias do kibutz Nir Oz capturadas com seus maridos durante o ataque do dia 7. Já a imprensa do Egito informou que duas reféns libertadas pelo Hamas haviam chegado ao posto fronteiriço de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
  • O Ministério das Relações Exteriores confirmou que foi informado sobre o desaparecimento de mais um cidadão brasileiro durante os conflitos no Oriente Médio, entre Israel e o grupo terrorista Hamas. De acordo com o Itamaraty, o desaparecimento de Michel Nisembaum, de 59 anos, foi confirmado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv com as autoridades locais
  • O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, disse que o reforço da presença militar americana no Oriente Médio representa um risco de "escalada" do conflito entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas.
  • O presidente russo, Vladimir Putin, pediu um acesso "sem obstáculos" da ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, alvo de bombardeios do Exército israelense, durante uma conversa por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895