O movimento islamita Hamas, que governa em Gaza, proibiu 37 crianças de deixarem a região para participar de uma visita a Israel, organizada por um movimento de esquerda e por autoridades árabes israelenses.
O Ministério do Interior anunciou que havia recusado a proposta para que 37 órfãos desde a guerra deste verão entre Israel e Hamas, deixassem Gaza para passar uma semana em território israelense porque durante a excursão "deveriam visitar colônias e cidades ocupadas".
O Hamas é contrário à "política de normalização" com o Estado de Israel, da qual pretende proteger as crianças. A visita pretendia permitir aos jovens, de idade entre 12 e 15 anos, "conhecer israelenses de sua idade", afirmou o porta-voz do movimento dos "kibutzim", Yoel Marshak.
Kibutzim é uma das principais organizações esquerdistas de Israel. Crianças foram revistas retornando do controle de Beit Hanun, no Norte de Gaza, depois da negativa do movimento em deixá-las sair.
Hamas impede crianças palestinas de visitarem Israel
Grupo iria passar uma semana em território israelenses