Havaí soará alarme antinuclear pela primeira vez desde a Guerra Fria

Havaí soará alarme antinuclear pela primeira vez desde a Guerra Fria

Decisão se deu após mais um lançamento de míssil balístico pela Coreia do Norte

AE

publicidade

O Havaí deve começar testes mensais de alarmes contra possíveis ataques nucleares, após mais um lançamento
de míssil balístico
pela Coreia do Norte nesta terça-feira, conforme informaram agências de notícias internacionais. Segundo destacou a CNN, é a primeira vez que o Havaí usará as sirenes contra ataques nucleares desde o fim da Guerra Fria.

Às 11h45min (hora local) do primeiro dia útil de cada mês, um alarme soará durante 40 segundos por todo o país, seguido por uma pausa de 10 segundos. Depois, soará um "alarme de ataque" por mais 50 segundos. Os testes mensais, segundo o New York Times, devem começar nesta sexta-feira.

Caso ocorra um ataque real da Coreia da Norte, os 1,4 milhão de residentes do Havaí devem procurar abrigo logo após ouvirem o sinal. A região fica a apenas 7,5 mil quilômetros de distância da Coreia do Norte.

Nesta terça-feira, o regime de Pyongyang lançou um míssil ainda não identificado, de acordo com autoridades sul-coreanas e americanas. A primeira a noticiar o lançamento foi a agência de notícias Yonhap. O projétil foi lançado na direção leste e o Exército sul-coreano está analisando os detalhes junto com as forças americanas.

As autoridades dos EUA já confirmaram o lançamento do míssil.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895