Hillary reforça campanha na reta final, com apoio de Obama

Hillary reforça campanha na reta final, com apoio de Obama

Pesquisas ainda dão vantagem para democrata, mas Trump cresceu

AFP

Pesquisas ainda dão vantagem para democrata, mas Trump cresceu

publicidade

A candidata democrata Hillary Clinton lançou, nesta quinta-feira, uma ofensiva na mídia e mobilizou seus aliados de maior prestígio em estados-chave para as presidenciais americanas. É uma tentativa de contrabalançar a súbita recuperação de Donald Trump que continua inquietando os mercados. O presidente Barack Obama se deslocou para a Flórida, em dois comícios concebidos para animar o eleitorado democrata e incentivar os eleitores a irem às urnas neste estado  vital para a vitória nas eleições de 8 de novembro.

A cinco dias das eleições, o jornal The New York Times e a emissora CBS divulgaram nesta quinta-feira uma pesquisa que atribuiu a Hillary 45% das intenções de voto contra 42% para o candidato republicano, uma folga equivalente apenas à margem de erro. A pesquisa anterior, divulgada em meados de outubro, dava à ex-secretária de Estado americana de 69 anos uma vantagem de 9 pontos sobre o bilionário de 70. "Esta será uma corrida disputada e não podem dá-la como certa", advertiu Obama em Jacksonville.

Os modelos de previsão de votos do jornal The New York Times e do site FiveThirtyEight preveem uma vitória de Hillary, respectivamente com 86% e 67% de probabilidade. O número se refere a um cálculo para vencer em estados chave e garantir os delegados suficientes para nomeação. O total de votos não é refletido.

Ainda assim, analistas afirmam que os mercados se mantêm à margem, preocupados com a recuperação de Trump, que promete sacudir as políticas econômicas e comerciais dos Estados Unidos. Após abrir no azul, Wall Street e as bolsas europeias e asiáticas fecharam o dia com baixa modesta. "Um dia de calmaria antes de termos mais volatilidade", disse Nicholas Colas, da casa de corretagem nova-iorquina ConcergEx.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895