Huthis prometem retaliar EUA após ataque ao Iêmen

Huthis prometem retaliar EUA após ataque ao Iêmen

Rebeldes huthis e aliados condenaram ação ofensiva liderada pelo Ocidente

Estadão Conteúdo

Rebeldes huthis e aliados condenaram ação ofensiva liderada pelo Ocidente

publicidade

Irã, Hezbollah e Hamas condenaram nesta sexta-feira o ataque coordenado de EUA e Reino Unido a posições dos huthis, grupo rebelde do Iêmen. Os bombardeios mataram cinco pessoas, de acordo com a milícia iemenita, que prometeu responder. Os governos norte-americano e britânico optaram pela ação militar em resposta aos constantes ataques dos huthis contra embarcações que passam pelo Mar Vermelho.

A milícia iemenita afirma que ataca somente navios que vão em direção a Israel, mas as ações vêm prejudicando o comércio global. Muitas empresas já evitam a região e optam por caminhos mais longos, elevando o preço do frete, do seguro e das mercadorias.

O ataque coordenado de EUA e Reino Unido também ocorre em meio à guerra de Israel em Gaza e ao aumento da tensão na fronteira israelense com o Líbano, onde o Exército israelense tem trocado disparos com o Hezbollah, milícia radical xiita. Os três grupos - Hamas, Hezbollah e a milícia houthi - são apoiados pelo Irã.

Resposta

Mohamed Abdul-Salam, porta-voz dos huthis, disse que EUA e Reino Unido pagarão um preço alto pelo ataque. 'Essa agressão traiçoeira foi uma tolice', disse. 'Eles se enganam se pensam que podem impedir o Iêmen de apoiar a Palestina e Gaza.'

Veja Também


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895