Imigrantes em centro de retenção na Espanha entram em greve de fome

Imigrantes em centro de retenção na Espanha entram em greve de fome

Em protesto, grupo passou a noite com cobertores no pátio do abrigo

AFP

publicidade

Cerca de 50 imigrantes se encontram nesta segunda-feira em greve de fome em um centro de retenção para estrangeiros em situação irregular em Barcelona (Nordeste da Espanha), poucos dias depois do registro de um motim em outro centro de Madri.

"No domingo, no meio da tarde, 68 internos se negaram a entrar no refeitório para comer e a entrar em seus quartos", informou nesta segunda-feira um porta-voz da polícia. "Nesta manhã 47 mantinham a mesma atitude", acrescentou. Segundo este porta-voz, os internos, em sua maioria argelinos, se negam a comer desde então e também a entrar em seus quartos, e passaram a noite com cobertores no pátio deste centro localizado nos arredores de Barcelona.

A entidade "Fechemos os CIE", cujos vários membros visitaram nesta segunda-feiras os internos, afirmaram que os reclusos pedem "para ser libertados". "São pessoas que chegaram de barco há poucos dias com trajetos de até 40 horas. Elas se perguntam porque vivem esta situação depois de terem arriscado a vida", disse aos meios de comunicação o
advogado desta organização, Andrés García Berrio.

Na semana anterior, 40 imigrantes se amotinaram em um centro de retenção de estrangeiros em Madri em protesto por suas condições de retenção.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895