Imprensa russa acusa Theresa May de "envenenar" relações com Moscou

Imprensa russa acusa Theresa May de "envenenar" relações com Moscou

Crise entre países alcançou novo ápice com acusações de ambos lados

AFP

Crise entre países alcançou novo ápice com acusações de ambos lados

publicidade

A imprensa russa acusou a primeira-ministra britânica, Theresa May, nesta quinta-feira, de "envenenar" as relações com Moscou, depois do anúncio feito pela Grã-Bretanha de uma série de sanções contra a Rússia em resposta ao envenenamento de um ex-espião russo na Inglaterra.

"Theresa May envenenou as relações entre Moscou e Londres", dizia a manchete do Nezavissimaïa gazeta, enquanto o oficial Rossiïskaïa gazeta classificou de "reação nervosa" as medidas anunciadas pela dirigente britânica que "escolheu a confrontação com Moscou". "A crise nas relações entre Moscou e Londres alcançou um novo ápice", constatou o jornal Kommersant, que condena as autoridades britânicas por "buscarem respostas tóxicas" para o envenenamento do ex-espião russo.

• Premiê britânica anuncia expulsão de diplomatas russos após morte de ex-espião

"Theresa May tentou acusar a Rússia de todos os pecados", indignou-se o jornal Komsomolskaïa pravda. De acordo com o jornal Izvestia, a Rússia "responderá no mínimo de maneira simétrica à expulsão dos 23 diplomatas russos". "Mas a reação russa pode ser até mais global", afirma o jornal, citando fontes diplomáticas.

Na última quarta-feira, May anunciou uma série de sanções contra a Rússia, entre elas a expulsão de 23 diplomatas russos e a interrupção dos contatos bilaterais, considerando Moscou "culpado" do envenenamento em seu território do ex-espião russo Serguei Skripal, de 66 anos, e de sua filha Yulia.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895