Incêndio em prédio no Japão deixa ao menos 24 mortos

Incêndio em prédio no Japão deixa ao menos 24 mortos

Outras 28 pessoas ficaram feridas, segundo o Corpo de Bombeiros

Correio do Povo e AFP

Incêndio ocorreu em quarto andar de edifício no Japão

publicidade

Ao menos 24 pessoas morreram em incêndio em Osaka, no Japão, nessa quinta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, outras 28 estão feridas, conforme informações da rede de notícias norte-americana CNN. As chamas tomaram conta de parte do edifício, onde funciona uma clínica psiquiátrica, e as autoridades investigam se o fogo foi causado por acidente ou por obra criminosa.

De acordo com a rede de TV NHK, que ouviu pessoas próxima os investigadores, um homem de cerca de 60 anos teria sido visto com uma sacola que pingava líquido na recepção da clínica antes do fogo começar. "O departamento municipal de bombeiros está investigando a causa do incêndio. Recebi um relatório de que a polícia de Osaka está investigando o incêndio como um possível incêndio provocado", afirmou o governador regional Hirofumi Yoshimura.

Uma mulher que testemunhou o incêndio disse ao canal NHK que havia "muita fumaça... e um cheiro muito forte também". Outra testemunha afirmou que uma mulher bloqueada no quarto andar "se inclinou (na janela) e gritava coisas como 'ajuda'. Ela parecia muito fraca. Inalou muita fumaça".

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, ofereceu condolências às vítimas. "Devemos chegar ao fundo deste caso horrível, esclarecer por quê e como aconteceu. E devemos tomar medidas para evitar a repetição", disse Kishida.

O Corpo de Bombeiros recebeu relatos de um incêndio no quarto andar do prédio no distrito de Kita às 10h18min (horário local). O incêndio foi quase extinto por volta das 10h46min, segundo as autoridades. 

Os incêndios fatais são raros no Japão, um país com regulamentações rígidas de construção e baixos índices de criminalidade. No ano passado, no entanto, um homem foi acusado pelo incêndio criminoso de 2019 em um estúdio de animação de Kyoto que matou 36 pessoas, o crime mais violento no país em décadas.

Em 2008, um ataque similar em uma locadora de vídeos de Osaka matou 16 pessoas. O autor do crime foi condenado e está no corredor da morte.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895