Mundo

Incêndio em refinaria da Venezuela ainda é combatido

Fogo iniciou há três dias e deixou 48 mortos

As autoridades da Venezuela ainda combatem o fogo na região da Refinaria Amuay de Ponto Fixo, no estado de Falcón, que foi alvo de um incêndio há três dias. O ministro da Mineração e Petróleo, Rafael Ramirez, disse que tem esperança que o fogo seja controlado nas próximas horas, pois dois tanques ainda estão em chamas.

O incêndio na segunda maior refinaria do país começou no sábado, na área de armazenamento. Segundo o ministro, o setor operacional não foi afetado. Pelo menos 48 pessoas morreram e 150 ficaram feridas, das quais 33 permanecem hospitalizadas.

As causas do fogo ainda estão sendo investigadas. Os peritos verificam a suspeita de a explosão ter sido causada por um vazamento de gás. Para o governo, a etapa de apuração das causas do acidente deve ter prioridade depois de controladas as chamas.

"Vamos ficar aqui até o fogo ser completamente extinto. Em seguida, entramos para a segunda fase, que é de avaliação (dos prejuízos)", disse, elogiando os esforços dos bombeiros e dos voluntários.

A menos de dois meses das eleições, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que tenta a reeleição, pediu à população que não se deixe influenciar por tentativas de politização do incidente. O governo decretou três dias de luto oficial. Além do Brasil, vários governos da região, como Bolívia, Peru e Equador, prestaram solidariedade ao país e à população. Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN.

Bookmark and Share