Informante de suposto organizador de atentados de Paris será julgado na Polônia

Informante de suposto organizador de atentados de Paris será julgado na Polônia

Ataques do dia 13 de novembro de 2015 deixaram 130 mortos

AFP

Informante de suposto organizador de atentados de Paris será julgado na Polônia

publicidade

Um marroquino detido na Polônia, informante de Abdelhamid Abaaud, o homem suspeito de ser o mentor dos atentados de Paris em novembro de 2015, será julgado nesse país por pertencer ao grupo Estado Islâmico (EI) - anunciou o Ministério Público polonês nesta quarta-feira. "Durante a investigação, estabelecemos que o acusado Murad T. participou, de dezembro de 2014 a setembro de 2016, de um grupo criminoso organizado de caráter armado, uma organização internacional chamada Estado Islâmico", declarou o MP em um comunicado. Este é o primeiro caso, em que um colaborador diretor de um importante membro do EI é acusado na Polônia.

Os investigadores poloneses chegaram ao réu, depois de receberem informações dos serviços de Inteligência dos países-membros da União Europeia. Segundo a imprensa, as primeiras informações foram enviadas pela CIA, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos. Nascido em Casablanca, Murad T., de 28, foi detido na Polônia em 5 de setembro, relatou o MP. Segundo o Ministério, foi "colaborador" de Abaaud, suspeito de ter organizado os atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris e na periferia da capital. O saldo desse trágico dia chegou a 130 mortos.

O acusado, que se fazia passar por um menor sírio e usava identidades falsas, viveu desde dezembro de 2014 na Polônia e em vários países da UE, como Áustria, Grécia, Hungria, assim como Sérvia e Turquia, indicou a mesma fonte. No final de 2014, ele partiu, com "outras pessoas envolvidas em atividades terroristas", rumo à Alemanha. O grupo entrou ilegalmente na Grécia pela Turquia, cruzando Macedônia e Sérvia para chegar à Hungria. De lá, seguiu para a Áustria e, depois, para a Polônia.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895