Iniciativa de Bill Gates garante 100 milhões de doses adicionais de vacina contra Covid-19

Iniciativa de Bill Gates garante 100 milhões de doses adicionais de vacina contra Covid-19

Fundação anunciou acordo com o Serum Institute of India que irá beneficiar países mais pobres

AFP

Três vacinas potenciais são mantidas em uma bandeja nos laboratórios da Novavax em Gaithersburg, Maryland, em 20 de março de 2020

publicidade

Cem milhões de doses adicionais das futuras vacinas contra a Covid-19 foram reservadas para os países mais pobres, anunciou nesta terça-feira a aliança mundial para a vacinação, a Gavi, que trabalha em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No início de agosto, a Gavi e a Fundação Bill e Melinda Gates anunciaram um acordo com o Serum Institute of India (SII), o maior fabricante de vacinas do mundo, para garantir o fornecimento de 100 milhões de doses aos países menos favorecidos.

As vacinas serão vendidas a três dólares por doses, segundo a aliança internacional. Desenvolvidas pelas empresas farmacêuticas sueco-britânica AstraZeneca e a americana Novavax, as vacinas serão fabricadas pelo SII, que doará as doses para a coalizão contra o coronavírus criada pela OMS e denominada Covax (Covid-19 Vaccine Global Access, Acesso Global à Vacina contra a Covid-19).

Esta colaboração permitirá ao instituto indiano aumentar desde o início sua capacidade de produção. Quando uma ou mais vacinas receberem a aprovação das agências reguladoras e autorização da OMS, as doses poderão ser distribuídas nos países de renda baixa e média, mas não antes do primeiro semestre de 2021.

No âmbito da colaboração, a potencial vacina da AstraZeneca estará a disposição de 61 países, enquanto a da Novavax será enviada para os 92 países apoiados pelo mecanismo Covax. "Nenhum país, rico ou pobre, deve ficar no fim da fila no que diz respeito às vacinas contra a covid-19", afirmou o doutor Seth Berkley, diretor general da Gavi, em um comunicado.

O mecanismo Covax é parte do dispositivo internacional criado pela ONU para acelerar um acesso equitativo às ferramentas de combate à Covid-19, o ACT Accelerator. A OMS estabeleceu como objetivo dispor de dois bilhões de doses de vacinas até o fim de 2021.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895