Mundo

Inspetores responsáveis pelo fim de arsenal químico chegam à Síria

Desarmamento no país deve ocorrer até meados de 2014

Desarmamento no país deve ocorrer até meados de 2014
Desarmamento no país deve ocorrer até meados de 2014 Foto : STR / AFP / CP
Vinte inspetores internacionais responsáveis pela operação de desmantelamento das armas químicas do regime de Bashar al-Assad entraram nesta terça-feira na Síria pelo posto de fronteira de Masnaa.

Os inspetores da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), responsáveis por aplicar uma resolução da ONU sobre a destruição do arsenal químico sírio, cruzaram a fronteira a bordo de jipes brancos.

As autoridades sírias divulgaram em 19 de setembro uma lista dos locais de produção e armazenamento de armas químicas que devem ser inspecionados em 30 dias em virtude de um acordo Rússia-EUA.

O acordo prevê o desmantelamento das armas químicas no país até meados de 2014. A operação de desarmamento é muito ambiciosa e perigosa. Outras foram realizadas no Iraque e Líbia, mas nunca em plena guerra.




Bookmark and Share