Mundo

Integrantes de partido governista no Egito pedem demissão

Decisão foi anunciada por canal de TV estatal

Em meio a protestos, cúpula do partido governista renuncia no Egito
Em meio a protestos, cúpula do partido governista renuncia no Egito Foto : Abbas Momani / AFP / CP
A televisão estatal do Egito anunciou que todos os integrantes da cúpula do Partido Democrático Nacional do Egito, que dá sustentação ao regime do general Hosni Mubarak no Congresso do país, renunciaram a seus cargos. Entre os dirigentes que renunciaram estão o secretário-geral do partido, Safwat el-Sharif, e Gamal Mubarak, filho do presidente.

A renúncia é parte do esforço do regime de Mubarak para esvaziar o movimento que exige a saída imediata do presidente e permitir que ele fique no cargo até a eleição presidencial prevista para setembro. As informações são da Associated Press.

• Leia mais notícias sobre a crise no Egito

A emissora de televisão americana Fox News divulgou nessa sexta-feira que o vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, teria sofrido uma tentativa de assassinato logo após ser indicado para o cargo pelo presidente Hosni Mubarak, em 29 de janeiro. Na ocasião, dois de seus guarda-costas teriam sido mortos a tiros.

A informação é exclusiva do canal, que cita um oficial da Casa Branca como fonte. O porta-voz do governo americano, Robert Gibbs, não quis comentar o assunto. Suleiman foi o primeiro vice-presidente nomeado por Mubarak em 30 anos no poder. O anúncio foi feito no início dos protestos que pedem a renúncia do egípcio.


Visualizar Mundo Árabe em crise em um mapa maior

Bookmark and Share