Investigação estima que 10 mil pessoas tenham sofrido abusos na Igreja católica da França

Investigação estima que 10 mil pessoas tenham sofrido abusos na Igreja católica da França

Comissão independente revelou número provisório após apurar casos ocorridos desde 1950

AFP

Comissão Independente sobre Abusos Sexuais na Igreja (Ciase) foi criada em 2018

publicidade

O número de menores vítimas de abusos sexuais na Igreja católica na França desde 1950 pode chegar a "pelo menos 10 mil", de acordo com uma estimativa ainda provisória anunciada nesta terça-feira pelo presidente de uma comissão independente encarregada de investigar os casos.

A Comissão Independente sobre Abusos Sexuais na Igreja (Ciase), criada em 2018 pelo episcopado e instituições religiosas após vários escândalos, havia estimado em junho passado "3 mil vítimas" em uma primeira contagem feita a partir de chamadas telefônicas recebidas após seu pedido por testemunhos. Um número que "certamente não reflete o todo", disse seu presidente, Jean-Marc Sauvé. 

Mas "a grande questão que se coloca é: que percentagem de vítimas atingiu? 25%, 10%, 5%? ou menos?", questionou Sauvé. "Isso faz parte do trabalho que está em andamento na comissão", acrescentou.

Em junho, Sauvé estimou que o número de agressores poderia chegar a 1.500, mas desta vez não evocou novos números. "Em algumas congregações católicas e comunidades religiosas foi estabelecido um verdadeiro sistema de abusos (...) Mas se trata de uma minoria", declarou. A comissão de inquérito apresentará suas conclusões no final de setembro.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895