Mundo

Investigadores analisam "erro humano" em acidente da AirAsia

Airbus decolou em 28 de dezembro e cruzou uma área com muitas nuvens antes de desaparecer dos radares

Equipes resgataram 53 corpos e duas caixas-pretas do avião
Equipes resgataram 53 corpos e duas caixas-pretas do avião Foto : STR / AFP / CP
O inquérito sobre o acidente da Air Asia, que caiu na Indonésia no final de 2014 com 162 pessoas a bordo, concentra-se na possibilidade de erro humano ou danos no aparelho, após descartarem a tese de terrorismo, informou uma autoridade nesta terça-feira.

• Leia mais sobre o acidente que matou 162 abordo do AirAsia

O Airbus A320-200 decolou em 28 de dezembro da cidade indonésia de Surabaya para Cingapura, e cruzou uma área com muitas nuvens antes de desaparecer dos radares. A aeronave caiu logo após, no Mar de Java, e não houve sobreviventes.

Equipes de mergulhadores recuperaram, desde então, 53 corpos e as duas caixas-pretas do avião, que registram respectivamente as conversas entre os pilotos e o controle de tráfego aéreo e demais parâmetros do voo (velocidade, altitude, velocidade do motor, etc.).

Investigadores do Comitê Nacional de Segurança do Transporte ouviram o gravador de voz, mas se recusaram a dar detalhes sobre seu conteúdo, dizendo apenas que não havia nenhuma indicação de um possível ato terrorista. "Nós não ouvimos qualquer outra pessoa (além dos pilotos), nenhuma explosão", indicou o investigador s Nurcahyo Utomo à jornalistas que evocaram um possível ato terrorista.

Os investigadores se concentra agora "na possibilidade de danos à aeronave e fatores humanos", acrescentou. Outro investigador, Ertata Lananggalih, observou que nenhum detalhe sobre o conteúdo dos registradores de voo seriam divulgados antes da publicação de um relatório preliminar sobre as causas do acidente, esperado para a próxima semana.

A Agência Nacional de Meteorologia indicou em um relatório, divulgado no início deste mês, que o tempo poderia ter sido o "gatilho" do acidente. Entre as 162 pessoas a bordo estavam 155 indonésios, o co-piloto francês Rémi Plesel, um britânico, três sul-coreanos, um malaio e um cingapuriano.

Avião da AirAsia alcançou uma velocidade excessiva e caiu

O ministro indonésio dos Transportes revelou nesta terça-feira que o avião da AirAsia que caiu no mar com 162 pessoas a bordo em 28 de dezembro voava em uma velocidade excessiva e parou antes de cair.

"Nos últimos minutos, o avião assumiu uma velocidade superior ao normal", explicou o ministro Ignasius Jonan, citando dados do radar do aparelho. "De repente, ultrapassou a velocidade limite que podia voar e parou", acrescentou.