Investigadores russos vão examinar corpo de Navalny por ao menos '14 dias'

Investigadores russos vão examinar corpo de Navalny por ao menos '14 dias'

Para família, o corpo de Navalny está sendo escondido para omitir as marcas do assassinato

AFP

Manifestantes prestam homenagem a Alexei Navalny na embaixada russa em Bucareste, na Romênia,

publicidade

A equipe de colaboradores do opositor russo Alexei Navalny, que morreu na sexta-feira na prisão, afirmou nesta segunda-feira (19) que os investigadores realizarão um exame 'pericial' no seu corpo durante pelo menos 14 dias.

A Rússia informou a morte de Navalny na sexta-feira e desde então, sua mãe tem tido negada a possibilidade de ver seu corpo.'Os investigadores disseram aos advogados e à mãe de Alexei que não vão entregar o corpo e que nos próximos 14 dias farão uma análise química, um exame', declarou a porta-voz da oposição, Kira Yarmish, pelo YouTube, nesta segunda-feira.'Durante ao menos duas semanas, farão algum tipo de inspeção', disse.

'Vou dizer uma vez mais: o corpo de Navalny está sendo escondido para omitir as marcas do assassinato. Esta 'análise clínica' de catorze dias é uma mentira grosseira', afirmou a porta-voz, em nota divulgada na rede X. A mãe de Navalny, Liudmila, viajou no sábado para a colônia penal do Ártico, onde seu filho estava preso, mas não a deixaram visitar o necrotério onde, segundo lhe disseram, está o corpo do opositor.

Mais cedo nesta segunda, o Kremlin informou que está realizando uma investigação sobre a morte de Navalny, mas que, por enquanto, esta não obteve 'resultados'.O porta-voz do presidente russo, Vladimir Putin, Dmitri Peskov, disse, por sua vez, que o que acontecer com o corpo de Navalny ou a data em que este será entregue não são competências do Kremlin.

Veja Também


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895