Um decreto da Casa Branca endurece as represálias contra as pessoas ou empresas que forneçam ajuda material ou de desenvolvimento dos recursos petroleiros e do setor petroquímico do Irã. A Grã-Bretanha rompeu todas as ligações com os bancos iranianos.
A França propôs que diversos países congelem os ativos dos bancos iranianos e interrompam a compra de petróleo do país para convencer Teerã a renunciar a seu programa nuclear militar.
"A ação de certos países ocidentais contra nosso povo, em particular as de Estados Unidos e Grã-Bretanha, não têm efeito. Todos sabem que o nível de nosso comércio com Grã-Bretanha e Estados Unidos está em um nível baixo. Durante os últimos anos, decidimos reduzir nosso comércio com estes dois países e aumentar com os demais", afirmou o porta-voz da chancelaria iraniana.
A Rússia apoiou o Irã e afirmou que as novas sanções ocidentais contra o país são inaceitáveis e ilegais. "Essa prática complica os esforços para alcançar um diálogo construtivo com Teerã", afirma um comunicado do ministério das Relações Exteriores.