Irã garante respeitar soberania do Iraque em carta à ONU

Irã garante respeitar soberania do Iraque em carta à ONU

Iraquianos exigiram respeito a seu território para que não se converta em "campo de batalha"

AFP

Bases foram atingidas por mísseis

publicidade

O Irã garantiu nesta quarta-feira, em carta enviada à Organização das Nações Unidas (ONU), seu "pleno respeito" à soberania e à integridade territorial do Iraque, após Teerã disparar 22 mísseis contra bases iraquianas que abrigam soldados dos Estados Unidos.

Na nota encaminhada ao secretário-geral das Nações Unidas e ao Conselho de Segurança, o embaixador do Irã na ONU, Majid Takht Ravanchi, destaca que seu país tem "pleno respeito pela independência, soberania, unidade e integridade territorial da República do Iraque".

"A operação foi precisa e visou alvos militares para não causar danos colaterais a civis e instalações civis na área", acrescentou o diplomata iraniano. O Irã se comprometeu a "manter a paz e a segurança internacionais e a enfatizar que não busca a escalada ou a guerra", disse Ravanchi.

O ministério das Relações Exteriores iraquiano, que convocou o embaixador iraniano, destacou em comunicado que "o Iraque é um país independente e não permitirá ser convertido em campo de batalha".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895