Mundo

Israel diz que está 'avaliando uma alternativa' ao Hamas em Gaza

O ministro da Defesa israelense já havia manifestado sua oposição à presença militar israelense na Faixa de Gaza, onde o Hamas assumiu o controle da Autoridade Palestina em 2007

Gaza segue enfrentando destruição por bombardeios israelenses
Gaza segue enfrentando destruição por bombardeios israelenses Foto : Omar Al-Qatta / AFP / CP

Neste domingo, o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, afirmou que Israel está 'avaliando uma alternativa de governo' ao Hamas na Faixa de Gaza assim que terminar sua guerra contra o movimento islamista palestino. 'Enquanto realizamos nossas importantes ações militares, o comando de defesa está avaliando uma alternativa de governo ao Hamas', disse Gallant em nota.

Gallant já havia manifestado sua oposição a uma autoridade militar israelense na Faixa de Gaza, onde o Hamas tomou o poder da Autoridade Palestina em 2007. O ministro, que visitou as tropas israelenses perto da fronteira de Gaza neste domingo, descreveu um 'marco' que inclui 'isolar áreas' de Gaza, libertando-as de milicianos do Hamas 'e trazendo outras forças que permitirão a formação de uma alternativa de governo'. '

A operação militar, por um lado, e a criação da possibilidade de uma alternativa de governo, por outro, nos permitirão atingir dois dos objetivos desta guerra: a eliminação do Hamas como autoridade de governo e militar em Gaza e o retorno dos reféns', insistiu Gallant. Gallant afirmou no mês passado que 'no dia seguinte ao Hamas, veremos entidades palestinas assumirem o controle de Gaza, acompanhadas por atores internacionais'.

Em 15 de maio, ele atacou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pela falta de um plano pós-guerra para o território palestino, que esteve sob domínio direto israelense de 1967 a 2005. Gallant instou Netanyahu a 'tomar uma decisão e declarar que Israel não estabelecerá controle civil sobre a Faixa de Gaza'."