Mundo

Israel inicia operação terrestre na Faixa de Gaza

Decisão tomada pelo gabinete de segurança devido à recusa do Hamas de aceitar plano de cessar-fogo

Israel inicia operação terrestre na Faixa de Gaza
Israel inicia operação terrestre na Faixa de Gaza Foto : Jack Guez / AFP / CP
O governo israelense ordenou nesta quinta-feira ao Exército o início de uma operação terrestre na Faixa de Gaza, depois de dez dias de uma ofensiva que já causou 240 mortos, anunciou o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. "O primeiro-ministro e o ministro da Defesa ordenaram na noite desta quinta-feira que o Exército iniciasse uma operação terrestre e penetrasse na Faixa de Gaza para destruir os túneis utilizados para atividades terroristas em Israel", indica o gabinete do primeiro-ministro em um comunicado.

"A decisão foi aprovada pelo gabinete de segurança devido à recusa do Hamas em aceitar o plano egípcio de um cessar-fogo e à manutenção dos disparos de foguetes contra Israel", seguiu.

A operação terrestre tem por objetivo "atingir significativamente as infraestruturas terroristas do Hamas" e "dar segurança aos cidadãos de Israel", indicou um comunicado militar.A ofensiva vai incluir operações de infantaria, de artilharia e de inteligência, apoiadas pela Força Aérea e pela Marinha, acrescentou o Exército.

Enquanto isso, as forças de Israel bombardeavam a Faixa de Gaza com grande intensidade pelo ar e pelo mar. Também foram feitos disparos com tanques posicionados na fronteira. "A operação do Tsahal (Exército israelense) ocorre de norte a sul da Faixa de Gaza, onde várias forças estão mobilizadas", indicou o comentarista militar de uma televisão israelense.

Bookmark and Share