Israel lança dezenas de mísseis contra bases militares iranianas na Síria

Israel lança dezenas de mísseis contra bases militares iranianas na Síria

Rússia diz que israelenses usaram 28 aviões e 70 mísseis contra posições iranianas no país

AFP

Israel lança dezenas de mísseis contra bases militares iranianas na Síria

publicidade

Israel atacou ao amanhecer desta quinta-feira bases militares e um depósito de armas na Síria, onde a defesa antiaérea afirma ter derrubado dezenas de mísseis, horas após um bombardeio de forças iranianas no território sírio contra posições do Exército hebreu nas colinas de Golã.

Segundo a agência oficial de notícias Sana, "dezenas de mísseis foram derrubados no céu sírio pelos sistemas de defesa antiaérea", mas alguns atingiram bases militares e um depósito de armas. De acordo com a Sana, o ataque também visou unidades de defensa antiaérea e destruiu um radar. Fortes explosões sacudiram ao amanhecer desta quinta-feira a região de Damasco, constatou a AFP.

A Sana destacou que os "mísseis israelenses foram interceptados pela defesa antiaérea e derrubados um após outro". A TV estatal síria mostrou imagens "ao vivo" de disparos iluminando o céu de Damasco e de vários mísseis destruídos pelos sistemas antiaéreos. O ataque israelense ocorreu após forças iranianas na Síria lançarem, na madrugada de quinta-feira, cerca de vinte projéteis e foguetes contra posições do Exército hebreu nas colinas de Golã.

Segundo um oficial israelense, o ataque iraniano ocorreu logo após a meia-noite (18H00 Brasília) a partir de posições na Síria das Brigadas Al-Qods contra as linhas do Exército hebreu em Golã. Em resposta, "mísseis israelenses visaram posições do regime [sírio] e de seus aliados perto da cidade de Baas, no setor de Kuneitra", na parte não ocupada por Israel em Golã, revelou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), destacando que "por enquanto não há que lamentar vítimas". "Aviões israelenses vasculharam paralelamente o espaço aéreo de Golã ocupada", acrescentou o OSDH.

Os fatos ocorrem em um contexto de alta tensão entre Israel e Irã em torno do conflito na Síria, após várias operações atribuídas ao exército israelense contra interesses iranianos na Síria.

28 aviões e 70 mísseis contra posições iranianas

O ministério da Defesa da Rússia afirmou que exército israelense utilizou 28 aviões e disparou 70 mísseis contra as infraestruturas iranianas na Síria, segundo o qual metade do projéteis foram destruídos pelo sistema de defesa antiaéreo sírio. "Vinte e oito aviões israelenses F-15 e F-16 participaram nos bombardeios e dispararam 60 mísseis do tipo ar-terra contra várias regiões sírias", afirmou o ministério em um comunicado.

"Além disso, mais 10 mísseis táticos do tipo terra-terra foram disparados a partir de Israel", completa o comunicado. Os ataques, "com o pretexto de 'responder' a disparos contra as posições israelenses em Golã", aconteceram entre 1H45 e 3H45 locais, de acordo com o ministério da Defesa da Rússia.

"Foram atingidas posições das forças iranianas e posições ligadas ao sistema de defesa antiaérea síria na área de Damasco e no sul da Síria", afirmou o ministério. "Os danos sofridos pelas forças iranianas e as infraestruturas militares e civis sírias estão sendo avaliados", completa o comunicado.




Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895