Mundo

Israel prende atriz por publicação sobre Gaza

Maisa Abdel Hadi fez uma publicação no Facebook relacionada aos ataques do Hamas

Maisa Abdel Hadi fez uma publicação no Facebook relacionada aos ataques do Hamas
Maisa Abdel Hadi fez uma publicação no Facebook relacionada aos ataques do Hamas Foto : Reprodução / Instagram Maisa Abd Elhadi

A polícia israelense prendeu a famosa atriz árabe-israelense Maisa Abdel Hadi, sob suspeita de "incitação ao terrorismo" depois que ela fez uma publicação no Facebook relacionada aos ataques do movimento islamita palestino Hamas contra Israel em 7 de outubro.

Maisa Abdel Hadi, que mora na cidade de Nazaré, no norte de Israel, foi detida na segunda-feira, disseram a polícia e seus advogados nesta terça (24).

Ela ficará detida até quinta-feira por ter, segundo as Forças Armadas, publicado a foto de uma escavadeira destruindo a cerca que separa a Faixa de Gaza de Israel, no início do ataque do Hamas, que deixou mais de 1.400 mortos, a maioria deles civis, segundo as autoridades.

"Vamos fazer isso ao estilo de Berlim", escreveu na legenda da foto, referindo-se à queda do muro que separava as duas Alemanhas em 1989.

"Ela é acusada de apoiar o terrorismo", disse à AFP Jaafar Farah, diretor da associação de direitos humanos Mousawat (igualdade), um dos advogados que representa a atriz de 38 anos.

Segundo vários depoimentos e a polícia israelense, membros da minoria árabe de Israel foram demitidos ou detidos por publicarem mensagens nas redes sociais em solidariedade à Faixa de Gaza.

O pequeno território, governado pelo Hamas desde 2007, tem sido alvo de bombardeios diários israelenses desde o ataque do grupo islâmico.

Os árabes israelenses, que constituem um quinto da população de Israel, são descendentes dos palestinos que permaneceram nas suas terras após a criação de Israel, em 1948.