Israel reabre única passagem de fronteira com Gaza por onde transitam pessoas

Israel reabre única passagem de fronteira com Gaza por onde transitam pessoas

Governo havia fechado terminal que servia como passagem de saída do território palestino

AFP

Israel reabre única passagem de fronteira com Gaza por onde transitam pessoas

publicidade

Israel reabriu nesta quinta-feira a única passagem para os palestinos entre a Faixa de Gaza e seu território, que permaneceu uma semana fechada após uma série de distúrbios, informaram as autoridades palestinas. O governo de Israel anunciou em 5 de setembro o fechamento do terminal de Erez, a ligação com o exterior dos habitantes do território palestino, e citou obras para reparar os danos provocados por manifestações palestinas.

No dia 4 de setembro, milhares de palestinos protestaram perto do posto de controle, o que resultou em confrontos entre alguns manifestantes e soldados israelenses. Os protestos, incomuns nas proximidades de um posto tão vigiado, provocaram danos nas instalações. Durante o período de fechamento, Israel permitia a passagem apenas de casos humanitários, como pacientes que recebem tratamento em Israel.

• Trump decide fechar escritório da OLP em Washington

O governo israelense afirma que, em condições normais, quase mil moradores de Gaza atravessam a passagem de Erez a cada dia: pacientes, empresários ou estudantes. Embora Israel conceda poucas permissões, a passagem representa uma relativa abertura para os palestinos em Gaza. A Faixa de Gaza, território entre Israel, Egito e o mar Mediterrâneo, está submetida há 10 anos a um bloqueio terrestre e marítimo por parte de Israel. A fronteira com o Egito permanece fechada quase em tempo integral.

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895