Mundo

Israel será generoso com fronteiras do Estado palestino, diz Netanyahu

Premiê voltou a rejeitar volta às fronteiras pré-1967 em discurso no Congresso dos Estados Unidos

Israel será generoso com fronteiras do Estado palestino, diz Netanyahu
Israel será generoso com fronteiras do Estado palestino, diz Netanyahu Foto : Saul Loeb / AFP / CP
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nesta terça, que Israel seria generoso com o tamanho de um Estado palestino, mas não voltaria às fronteiras de 1967, nem dividiria a cidade de Jerusalém. Durante um discurso no Congresso dos Estados Unidos, o premiê disse que o país nunca deixará de buscar a paz no Oriente Médio, e que está disposto a assumir "compromissos dolorosos" para alcançá-la.

Netanyahu aproveitou para agradecer ao presidente americano, Barack Obama, por seu "férreo" apoio para assegurar a segurança de Israel. "O senhor tem sido muito generoso em nos dar as ferramentas que nos permitem defender Israel por nós mesmos", disse. "Sei que os tempos econômicos são difíceis. Aprecio isto profundamente", emendou. Obama lembrou no domingo que a ajuda financeira americana para a defesa de Israel havia alcançado níveis recorde durante sua presidência.

Protesto durante o discurso

O discurso de Netanyahu foi rapidamente interrompido por uma manifestante contrário à política israelense nos territórios ocupados. Alguns minutos depois do início da fala do premiê, uma mulher que estava sentada entre o público levantou-se e gritou: "Chega de ocupação". Ela estava a apenas cinco metros da esposa do primeiro-ministro, Sarah Netanyahu.

O primeiro-ministro interrompeu seu discurso antes de dizer: "Vocês sabem, eu considero uma honra – e tenho certeza que vocês também – o fato de que em nossa sociedade possamos nos manifestar. Não veríamos manifestações desse tipo nos parlamentos ridículos de Teerã ou de Trípoli".

A manifestante tentou brandir uma bandeirola com a cor vermelha, que foi arrancada de sua mão imediatamente por um membro dos serviços de segurança. Ela foi levada para fora da Câmara dos Representantes. O incidente durou apenas alguns segundos.

Consultada pela AFP sobre o incidente, a polícia do Capitólio respondeu que estudava as possíveis acusações que poderiam ser apresentadas contra a manifestante.

Entenda a polêmica



Bookmark and Share