Itália amplia quarentena até 13 de abril para conter o novo coronavírus

Itália amplia quarentena até 13 de abril para conter o novo coronavírus

"Especialistas dizem que estamos no caminho certo e que as medidas drásticas estão começando a dar resultados", apontou o ministro da Saúde

Correio do Povo

Ministro da Saúde disse que retorno será gradual

publicidade

A Itália anunciou nesta quarta-feira a extensão da quarentena, à medida que surgem sinais indicando que o contágio por coronavírus pode estar atingindo um "platô" no país.  O ministro da Saúde, Roberto Speranza, deu a informação em relatório no Senado. "A partir das indicações do comitê técnico científico, vem a decisão do governo de ampliar até 13 de abril todas as medidas de limitação das atividades econômicas e movimentos individuais", afirmou. "Os especialistas dizem que estamos no caminho certo e que as medidas drásticas estão começando a dar resultados", completou.

Speranza considerou que seria  "um erro imperdoável confundir este primeiro resultado com uma derrota definitiva da Covid-19". "É uma longa batalha e não devemos baixar a guarda", apontou, pedindo cuidado aos otimismos fáceis que podem comprometer os sacrifícios que a população tem feito. "Por um curto período, teremos que ser capazes de gerenciar uma fase de transição. Será essencial graduar a redução das limitações atuais, adotando medidas de prevenção adequadas e proporcionais para impedir que novos e graves surtos de infecção sejam re-explodidos".

O ministro apontou que o país está no meio de uma experiência muito difícil e dramática e que o balanceamento das ações deverá ser feito depois. "Mas uma coisa está clara para todos: o Serviço Nacional de Saúde é o bem mais precioso que pode haver e precisamos investir nele com todas as forças que temos", disse. "Estou convencido de que o Parlamento será capaz de lidar com este desafio", completou.

Ele ainda fez um apelo à União Europeia para que passe por mudanças. "Precisamos que a Europa altere rapidamente as suas políticas antiquadas e obsoletas. É agora que a Europa deve demonstrar que é uma oportunidade real, uma grande força que favorece investimentos, empregos, crescimento econômico, mitigação das desigualdades sociais. Não podemos permitir que uma crise social insustentável e devastadora se adicione a uma grave crise de saúde", pediu Speranza.

Números

Conforme as autoridades italianas, o número de infectados pelo novo coronavírus chegou 105.792 na terça-feira, depois de aumento de 2.107 no último dia. O número foi superior ao aumento diário registrado na segunda-feira (1.648), mas inferior ao aumento de 3.815 no domingo. Já os óbitos cresceram em 837, chegando a 12.428. O número de pessoas que se recuperaram do vírus é de 15.729.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895