Itamaraty volta a negar que Snowden tenha pedido asilo

Itamaraty volta a negar que Snowden tenha pedido asilo

Ministro garante que ex-espião que denunciou NSA não formalizou requisição

Correio do Povo

Itamaraty volta a negar que Snowden tenha pedido asilo

publicidade

O Ministério das Relações Exteriores reafirmou, nessa segunda-feira, que o Brasil não recebeu pedido de asilo político de Edward Snowden. A diplomacia brasileira já havia negado existência de requisição de asilo no segundo semestre de 2013. Snowden prestava serviço à Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA e vive atualmente na Rússia após fazer revelações sobre o esquema de espionagem global da agência.

O Itamaraty mantém a posição apesar de, em julho de 2013, após as primeiras denúncias de espionagem, Snowden garantir ter solicitado ao Brasil e outros 20 países o refúgio. “Se chegar o pedido, será analisado, mas não chegou”, frisou a jornalistas o chanceler Luiz Alberto Figueiredo. Essa foi a mesma opinião manifestada pela presidente Dilma Rousseff em dezembro, ao comentar uma campanha que recolheu assinaturas em prol da concessão do asilo.

Para o jornalista Glenn Greenwald, que divulgou o esquema que acusa o governo norte-americano de espionar a comunicação de cidadãos e autoridades de várias nações, o Brasil deveria conceder asilo a Snowden porque ele “protegeu a liberdade de informação desse país”.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895