Japão promete cooperação com França sobre Tóquio 2020

Japão promete cooperação com França sobre Tóquio 2020

Justiça francesa investiga acusações de corrupção no processo de escolha da sede dos Jogos Olímpicos

AFP

publicidade

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, prometeu que o país vai cooperar com a justiça francesa, que investiga acusações de corrupção no processo de escolha de Tóquio como a sede dos Jogos Olímpicos de 2020, informou a agência de notícias Jiji. "Ordenei ao ministro da Educação e dos Esportes que coopere plenamente com a investigação", disse Abe ao Parlamento, segundo a agência.

Abe afirmou que o ministro Hiroshi Hase disse ao Comitê Olímpico Japonês e ao comitê de candidatura da cidade que cooperem com a investigação. A justiça francesa investiga desde dezembro suspeitas de corrupção na escolha das sedes dos Jogos Olímpicos de 2016 (Rio de Janeiro) e 2020 (Tóquio).

As suspeitas se referem a pagamentos que chegaram a 1,3 milhão de euros - que poderiam ter como origem a candidatura de Tóquio - para a empresa Black Tidings de Papa Massata Diack, um dos filhos Lamine Diack, ex-presidente da Federação Internacional de Atletismo, segundo uma denúncia do jornal britânico The Guardian.

O presidente do Comitê Olímpico Japonês, Tsunekazu Takeda, que também presidiu a candidatura da capital japonesa, afirmou na semana passada que as denúncias eram infundadas e que os pagamentos eram "remunerações legítimas de um consultor".

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895