Japão retomará no próximo ano caça de baleias em seu território

Japão retomará no próximo ano caça de baleias em seu território

Governo afirmou que pretende promover prática de forma sustentável

Agência Brasil

País se retirou da Comissão Internacional da Baleia e pretende retomar caça comercial

publicidade

O secretário-geral do Gabinete do governo do Japão, Yoshihide Suga, informou nesta quarta-feira que o país vai se retirar da Comissão Internacional da Baleia - cuja sigla em inglês é IWC. Segundo ele, o Japão pretende retomar a caça comercial a partir de julho de 2019, seguindo os métodos da IWC para calcular as cotas para determinar o número de baleias capturadas.

Yoshihide Suga afirmou que o Japão procura meios de promover a caça de baleias de maneira sustentável por mais de 30 anos, mas sem sucesso nas negociações com os países contrários à medida. De acordo com ele, o Japão caçará baleias apenas em suas águas territoriais e zonas econômicas exclusivas, sem avanços para o Oceano Antártico nem no Hemisfério Sul.

A retirada do Japão da IWC entrará em vigor em 30 de junho se notificar o governo dos EUA até 1º de janeiro. Os Estados Unidos estão encarregados de aceitar pedidos de adesão ou retirada da comissão. O governo planeja enviar delegações para alguns países anticaça de baleias para buscar compreensão. O Japão suspendeu a caça comercial em 1988, de acordo com uma moratória da IWC de 1982. O país, segundo informações oficiais, captura baleias apenas para fins de pesquisa.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895