Japão tem novo estado de emergência a três meses dos Jogos Olímpicos

Japão tem novo estado de emergência a três meses dos Jogos Olímpicos

Terceira vez em que o país adora medida busca encontrar um equilíbrio maior entre a contenção do vírus e a recuperação econômica.

AFP

publicidade

O governo japonês declarou nesta sexta-feira um novo estado de emergência em Tóquio e em outras três regiões devido a um aumento dos casos de coronavírus, quando faltam apenas três meses para os Jogos Olímpicos. "Hoje decidimos declarar um estado de emergência nos departamentos de Tóquio, Kioto, Osaka e Hyogo", anunciou o primeiro-ministro Yoshihide Suga, mencionando o aumento de contágios devido às novas variantes mais mortais e contagiosas do vírus.

O Japão passou por dois estados de emergência e três ondas da pandemia, com baixas que empalidecem em comparação a muitos países, mas a quarta onda  poderia causar mais danos se o terceiro não envolvesse lições aprendidas com erros do passado. Enquanto o primeiro abrangeu uma ampla gama de pedidos de fechamento de empresas, o segundo foi executado de forma mais restrita e teve como objetivo onde as pessoas comem e bebem.

Agora, o terceiro estado de emergência tenta encontrar um equilíbrio maior entre a contenção do vírus e a recuperação econômica. A partir de domingo, lojas de departamentos, shopping centers, cinemas e outras grandes instalações comerciais deverão fechar nas quatro prefeituras até 11 de maio. Os restaurantes serão solicitados a fechar até as 20h, e os que servem bebidas alcoólicas ou oferecem karaokê, a suspensão total das operações.

Na sexta-feira, Hyogo viu um recorde de 567 novos casos, enquanto 759 foram registrados em Tóquio e 1.162 em Osaka. Os governadores de Kanagawa, Chiba e Saitama concordaram quinta-feira em apresentar um pedido conjunto ao governo central para que a autoridade suspenda a venda de bebidas alcoólicas em suas prefeituras. As autoridades estão preocupadas com o fato de que, assim que o estado de emergência entrar em vigor em Tóquio, os residentes viajarão da capital para as prefeituras onde as restrições são mais flexíveis.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895