Justiça boliviana aprova extradição de narcotraficante para Brasil

Justiça boliviana aprova extradição de narcotraficante para Brasil

Ordem de captura internacional contra Pedro Montenegro ocorreu em julho de 2015

AFP

publicidade

O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Bolívia informou nesta segunda-feira que aprovou a extradição para o Brasil do narcotraficante boliviano Pedro Montenegro, que provocou um terremoto na polícia local por suas ligações com a alta cúpula policial. "Foi aprovada a extradição (...) em uma resolução do mês de outubro", informou à imprensa local a presidente do TSJ, María Cristina Díaz, que explicou que os trâmites legais e diplomáticos foram paralisados com a convulsão política que abalou o país após as eleições gerais.

A chancelaria boliviana revelou que, em meados de maio passado, o Brasil pediu a extradição de Montenegro, dias após ser detido, quando a imprensa local publicou fotos do traficante ao lado de comandantes da polícia da cidade de Santa Cruz (leste). O escândalo provocou a destituição e posterior prisão do chefe da polícia especializada FELCC de Santa Cruz, Gonzalo Medina, e de outros membros de sua unidade.

Montenegro não apenas transitava entre os comandantes da polícia, mas também teve sua ficha criminal apagada dos sistemas de dados da instituição. O Brasil emitiu uma ordem de captura internacional contra Montenegro por tráfico de drogas em julho de 2015, mas o escritório da Interpol-Bolívia apagou o pedido do seu sistema, segundo o ministério do Interior boliviano. Díaz disse que antes da extradição ocorrerão alguns trâmites administrativos. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895