Mundo

Kadhafi está cercado, afirmam rebeldes líbios

Ditador estaria com os filhos em um condomínio em Trípoli

Rebeldes líbios no complexo Bab al-Aziziya em Trípoli
Rebeldes líbios no complexo Bab al-Aziziya em Trípoli Foto : Patrick Baz / AFP / CP
Rebeldes afirmaram nesta quinta-feira que cercaram o líder  Muammar Kadhafi e alguns de seus filhos, em Trípoli, capital da Líbia,  informou a agência Reuters. Segundo a informação, eles estão em um condomínio com vários prédios.

• Leia mais notícias sobre a Líbia

Um grupo de rebeldes está trocando tiros com partidários de Kadhafi dentro dos edifícios, localizados perto do complexo onde ditador vivia em Trípoli. "Eles estão juntos. Estão em um pequeno buraco", afirmou um dos combatentes envolvidos no confronto, Muhammad Gomaa. "Hoje nós vamos acabar com isso", disse ele. Até o momento, os rebeldes e governos estrangeiros têm dito que não sabem o paradeiro de Kadhafi.

A Otan negou nesta quinta-feira a existência de uma coordenação militar com os rebeldes líbios e reiterou que seu objetivo não é o coronel Muammar Kadhafi. "Executamos operações na Líbia seguindo ao pé da letra nosso mandato (do Conselho de Segurança da ONU) para proteger os civis", destacou a porta-voz da Otan, Oana Lungescu.

Ela disse ainda a organização seguirá "com atenção" a "volúvel" situação no campo de batalha. "Atuamos quando é necessário, quando detectamos ataques ou ameaças de ataques contra os civis", disse Lungescu. A Otan participa na busca do coronel Kadhafi com "inteligência e equipamentos de reconhecimento", afirmou o ministro britânico da Defesa, Liam Fox, ao canal privado Sky News.

Hoje, a Itália anunciou que vai liberar na próxima semana 350 milhões de euros para o Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia. A quantia tem como garantia os fundos líbios congelados em bancos italianos por ordem da Organização das Nações Unidas (ONU)









R7 Notícias

Crise na Líbia




Bookmark and Share