Mundo

Kiev é alvo de ataque com mísseis balísticos russos

Cidade de Zaporizhzhia é atingida, com vítimas e feridos

Ataque contra a cidade de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, deixou ao menos cinco mortos e 20 feridos
Ataque contra a cidade de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, deixou ao menos cinco mortos e 20 feridos Foto : DARYA NAZAROVA / AFP/ CP

Um ataque noturno russo contra a cidade de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, deixou ao menos cinco mortos e 20 feridos na madrugada desta terça-feira,11, segundo as autoridades. Na capital, Kiev, explosões foram ouvidas após um alerta de mísseis.

"Cinco pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas. Infelizmente, o número de vítimas continua aumentando após o ataque inimigo contra Zaporizhzhia", declarou o chefe da administração militar regional, Ivan Fedorov, no Telegram, junto à foto de um carro completamente destruído pelas chamas.

As forças russas "atingiram instalações e infraestruturas industriais", informou Fedorov em uma mensagem anterior publicada durante a noite.

Explosões atingem Kiev durante a madrugada

Mais ao norte, em Kiev, uma série de explosões foi registrada nesta terça pouco depois da meia-noite local (20h de segunda-feira no horário de Brasília), constataram jornalistas locais, após as autoridades ucranianas alertarem que vários mísseis se aproximavam da cidade.

Pelo menos uma pessoa ficou ferida, informou a administração militar da capital ucraniana, sem fornecer mais detalhes.

O prefeito da capital ucraniana, Vitali Klitschko, informou nas redes sociais que Kiev estava "sob ataque de mísseis balísticos" russos. Equipes de resgate foram mobilizadas para o distrito de Shevchenkivski, na região central, disse ele, sem dar mais detalhes.

Veja Também

Zelensky comenta uso de mísseis norte-coreanos

As sirenes de alerta aéreo haviam começado a soar pouco antes, quando fortes explosões foram ouvidas em Kiev. Na região de Kharkiv, no leste do país, um ataque russo danificou "infraestruturas civis" na cidade de Zlatopil e feriu ao menos uma pessoa, informou o prefeito local, Mykola Bakcheiev.

Mais cedo, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou que a Rússia se preparava para enviar mais soldados norte-coreanos ao seu território e havia recebido novos mísseis balísticos procedentes de Pyongyang.

Moscou intensificou nas últimas semanas seus ataques com mísseis balísticos, que só podem ser interceptados por alguns sistemas de defesa antiaérea, entre eles os Patriot fornecidos pelos Estados Unidos.

A escassez de projéteis interceptadores PAC-3 destinados a essas baterias se agravou desde a guerra lançada pelos Estados Unidos e por Israel contra o Irã em fevereiro.

Em paralelo, a Ucrânia vem ampliando os ataques contra cidades russas situadas longe da fronteira.