Líder do Estado Islâmico aparece pela primeira vez em quase cinco anos

Líder do Estado Islâmico aparece pela primeira vez em quase cinco anos

Em vídeo de 18 minutos, Abu Bakr al-Baghdadi comenta queda de Baghouz, ataques no Sri Lanka e eleição Netanyahu em Israel

Correio do Povo

Paradeiro do iraquiano é desconhecida

publicidade

O líder do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, apareceu pela primeira vez em quase cinco anos em um vídeo compartilhado pelo aplicativo Telegram. O braço midiático do grupo terrorista, o al-Furqan, divulgou um discurso de 18 minutos do homem nesta segunda-feira, no qual ele discute com outras pessoas o califado. Abu Bakr al-Baghdadi, cuja localização é desconhecida, começa o discurso declarando que "a batalha por Baghouz acabou", em referênica ao último bastião dos terroristas na Síria. Sentado ao lado de um rifle AK-47 – uma pose que lembra imagens do ex-líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden  –, ele garante que a guerra não acabou.

Combatente, ele também fala sobre os ataques no Sri Lanka, na perda de poder de Abdelaziz Bouteflika na Argélia e de Omar El Bashir no Sudão e também sobre a vitória de Benjamin Netanyahu na eleições de Israel. Não está claro quando as imagens foram filmadas, mas são recentes dados os acontecimentos comentados.

Al-Baghdadi declarou o Califado quando ele apareceu em uma mesquita no Iraque, seu país natal, em 2014, desencadeando um conflito de anos. Ele não tinha sido visto em público desde então e foi relatado morto ou gravemente ferido várias vezes. Após a derrota do grupo no mês passado, acredita-se que ele tenha se escondido em algum lugar nas regiões desérticas do Iraque ou da Síria.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895