Líder opositor russo volta a ser detido em Moscou

Líder opositor russo volta a ser detido em Moscou

Político foi preso após operação na sede de organização contra corrupção

AFP

Navalny ironizou operação e desejou feliz ano novo em vídeo

publicidade

O principal opositor do Kremlin, Alexei Navalny, foi detido nesta quinta-feira após uma operação na sede de sua organização de combate à corrupção, informou sua porta-voz. "Alexei foi detido à força e o levaram. Não opôs resistência", declarou a porta-voz, Kira Iarmych.

Pouco antes da detenção, o líder opositor divulgou um vídeo em que mostrava a porta da sede de sua organização, o Fundo de Luta contra a Corrupção, forçada com uma furadeira e uma serra elétrica. "Escolheram a quinta-feira de propósito, porque Alexei deveria discursar hoje em seu canal na internet", disse a porta-voz. As autoridades russas não comentaram o tema até o momento.

Navalny, que foi levado para a prisão em várias ocasiões nos últimos anos, ironizou em um vídeo antes da detenção as novas operações e desejou, sorridente, um feliz ano novo aos espectadores ao lado dos integrantes de sua organização.

O Fundo de Luta contra a Corrupção, responsável por diversas investigações que denunciam fraudes e o modo de vida das elites russas, foi classificado este ano como "agente estrangeiro". Também foi alvo de duas ondas de operações em todo o país em setembro e outubro dentro de uma investigação aberta por "lavagem de dinheiro" e tem suas contas bancárias congeladas.

Na terça-feira e quarta-feira, Navalny denunciou nas redes sociais o "sequestro" de um de seus colaboradores, Ruslan Shavedinov, de 23 anos, detido após uma operação e enviado para o Ártico para cumprir o serviço militar de um ano.

Para os simpatizantes do opositor, a perseguição contra sua organização é políticas, pois as autoridades russas iniciaram uma investigação por "lavagem de dinheiro" justamente durante os protestos contra o Kremlin no meio do ano em Moscou.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895