Líderes da União Europeia assinam acordo pós-Brexit nesta quarta-feira

Líderes da União Europeia assinam acordo pós-Brexit nesta quarta-feira

Após assinaturas pela manhã, documento será transportado para Londres para ser firmado pelo primeiro-ministro Boris Johnson

AFP

Pela manhã, documento será assinado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o titular do Conselho Europeu, Charles Michel

publicidade

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o titular do Conselho Europeu, Charles Michel, assinam na manhã desta quarta-feira o texto do acordo pós-Brexit com o Reino Unido. A informação foi anunciada por uma porta-voz nesta terça. As assinaturas serão feitas às 8h30min GMT (5h30 em Brasília) e, na sequência, o documento será transportado por via aérea para Londres, onde deverá ser firmado pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, à tarde.

O serviço de imprensa do Conselho Europeu informou no Twitter que o documento "será assinado pelas duas partes" durante o dia de quarta-feira. Na segunda-feira, os 27 países da UE autorizaram a aplicação provisória do acordo a partir de 1º de janeiro de 2021, na espera da ratificação parlamentar formal em Londres e Bruxelas.

A intenção dos representantes dos países na UE é permitir que o texto (de mais de 1.200 páginas) seja publicado no Diário Oficial da UE nesta semana. Em 1ºde janeiro, o Reino Unido sairá definitivamente do mercado comum e da união aduaneira da UE. O acordo estabelece as normas que regerão a partir desta data as relações comerciais entre as partes.

No Parlamento britânico, a aprovação do acordo não deveria, a princípio, apresentar grandes dificuldades em função da maioria conservadora que apoia Johnson, além do suporte dado por parte da oposição trabalhista.

Veja Também


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895